Aguarde alguns instantes, este procedimento pode demorar um pouco.
Agora, vamos ensinar como você irá criar o seu catálogo de produtos no Facebook e montar uma loja tanto no Face quanto no Instagram e, além disso, você pode também criar anúncios e vinculá-los em suas contas, onde no próprio anúncio terá o link do produto que levará o seu cliente diretamente para a página do mesmo em sua loja virtual, aumentando assim sua taxa de conversão e realizando vendas através destes canais.
Mas, caso já possua uma conta e página criada no Facebook, assim como a configuração do seu gerenciador de anúncios já esteja realizada, podemos dar continuidade ao passo a passo.
A integração é realizada através de um arquivo XML onde você irá enviar todos os produtos de sua loja. Para gerar este arquivo, é necessário acessar o painel administrativo de sua loja e ir no menu “Integrações > Instagram Shopping”.
Nesta tela, será mostrado um link com o Feed de produtos de sua Loja, você deve clicar no texto para copiar o link. Atenção. Certifique-se de que todo o link foi copiado.
A seguir, mostraremos como criar um catálogo de produtos dentro do Facebook para você conseguir integrar sua loja virtual com Instagram e Facebook, para que assim você possa criar anúncios e vincula-los no próprio Facebook ou no Instagram.
Logo, nesta etapa final de adicionar os produtos no catálogo, será mostrada duas formas para você. Uma de carregar o arquivo apenas uma vez e a outra que iremos utilizar neste manual que será “Definir uma programação”. O arquivo XML da plataforma é atualizado diariamente e os preços e estoques dos produtos podem sofrer alterações, desta forma, os dois ambientes ficarão iguais. Portanto, no campo “Adicione uma URL de feed de dados”, iremos colar o link do arquivo XML que foi gerado e copiado em sua loja virtual no menu “Integrações > Instagram Shopping”.
Em seguida, iremos programar os carregamentos automáticos, por isso, colocaremos diariamente e definiremos um horário para que o Facebook possa ler o arquivo XML da sua loja. Depois, insira um nome para o seu “Feed de Dados”. Na última opção para selecionar a moeda padrão, procure e selecione a opção “BRL – Real Brasileiro”. Na sequência, clique no botão “Start Upload” ou “Iniciar envio” caso esteja traduzido.
Aguarde o processo de carregamento ser finalizado, depois disso, você verá a barrinha de carregamento ficar toda verde. Logo após, clique em “Concluir”.
Em seguida, você verá um relatório de produtos que foram inseridos com sucesso. Caso visualize algum aviso de problemas como a tag “google_product_category”, desconsidere. Este é apenas um informativo que eles mostraram por se tratar de um arquivo que possui a mesma estrutura do Google Shopping.
Agora você pode acessar o menu lateral em “Produtos” e visualizar os produtos que foram inseridos em seu catálogo.
Caso o seu catálogo tenha gerado algum erro na leitura do arquivo, resultando em “Falha ao carregar”, pode ser que o link do XML esteja errado ou sem produtos.
Em seguida, irá mostrar o relatório com o resultado os produtos que foram importados, mas, caso apresente o mesmo erro é provável que a comunicação entre as plataformas esteja com instabilidades. Neste caso recomendamos realizar o mesmo procedimento mais tarde.
Após estar tudo certo, atualize a página ou aperte a tecla ”F5” e acesse na sequência o menu lateral “Produtos”. Logo, você verá todos os produtos em seu catálogo.
Pronto, catálogo de produtos inserido com sucesso no Facebook, agora basta criar um anúncio e configurar para pegar o seu feed de produtos. Ainda assim, caso tenha dúvidas em como criar um anúncio, você poderá olhar na Central de Ajuda de Anúncios do próprio Facebook, pois neste manual só iremos tratar sobre como criar o catálogo de produtos.
Caso ainda tenha alguma dúvida com esta integração. Acione nosso suporte: www.c2ti.com.br
Acesso restrito
Preencha os campos abaixo para efetuar o login!